sábado, 25 de julho de 2009

Planejamento Inteligente

Planejamento é o ato ou efeito de planejar. O verbo planejar, por sua vez, significa fazer o plano de, fazer planta de, fazer tenção de, projetar, traçar, planear, conjeturar, elaborar um plano ou roteiro etc.

É comum a galera de Darwin, numa atitude previa e ridiculamente moldada, tecer comentários acerca da Teoria do Desenho Inteligente (TDI - TEDEÍSMO) como um fenômeno de características religiosas e miraculosas, o qual pretende explicar a origem da vida por meio de precessos mágicos, em que os seres vivos teriam aparecido como num “abre-te sésamo” ou seja, instantaneamente num passe de mágica.

Todavia, a idéia de planejamento em si já rechaça essa errônea e sutil interpretação. Michael Behe, por exemplo, em seu já conhecido livro A Caixa Preta de Darwin (publicado o Brasil pela Editora Zahar), traz alguma luz sobre a questão. Vejamos:

"Os sistemas bioquímicos de complexidade irredutível que discutimos neste livro não tinham que ser produzidos recentemente. É de todo possível, à vista do simples exame dos próprios sistemas, que tenham sido planejados há bilhões de anos e que chegaram ao presente através dos processos normais de reprodução celular. Talvez um cenário especulativo ilustre bem esse argumento.

Suponhamos que há quase quatro bilhões de anos o plane­jador fabricou a primeira célula, já contendo todos os sistemas bioquímicos irredutivelmente complexos discutidos aqui, e muitos outros. (Podemos postular que o planejamento de sistemas que deveriam ser usados mais tarde, como a coagulação do sangue, esteve presente, mas ainda não "liga­do". Nos organismos modernos, numerosos genes são desligados tempoariamente, às vezes durante gerações, para serem ligados mais tarde).

Suponhamos ainda que o planejador colocou nas células alguns outros sistemas, sobre os quais não podemos fornecer prova suficiente, para concluir o planejamento. A célula que continha os sistemas planejados foram, em seguida, deixadas em piloto automático para reproduzir-se, passar por mutação, comer e ser comida, chocar-se com rochas e sofrer os efeitos de todos os caprichos da vida aqui na Terra. Durante esse processo, pace Ken Miller, pseudogenes poderiam ocasionalmente surgir e um órgão complexo tornar-se não-funcional. Esses fatos acidentais não significam que os sistemas bioquímicos iniciais não foram planejados. As verrugas e rugas celulares que Miller considera provas da evolução podem ser sim­plesmente evidências de idade.

Ideias simples podem levar um tempo surpreendentemente longo para se desenvolverem. Uma das maneiras como uma ideia simples pode ser desviada de sua rota é pela fusão com uma ideia estranha. Quando exami­nada em si mesma — longe de ideias sem relação lógica —, vê-se que a ideia de planejamento inteligente é bem sólida, respondendo facilmente ao argumento baseado na imperfeição."

Embora o Tedeísmo possa ter implicações teológicas e filosóficas (o darwinismo também tem), os conceitos de Complexidade Irredutível (Michael Behe) e Complexidade Especifica ( William Dembski) fundamentam-se na ciência, naquilo que pode ser empiricamente detectado.

É isso!

Fonte:
Michael Behe, "A Caixa Preta de Darwin", Rio de Janeiro, Zahar, 1997, p. 228-230

Nenhum comentário:

Postar um comentário